Você:
a alma do negócio
Automotivação
Agora
você é o técnico, o gerente de vendas ou acaba de criar a sua consultoria.
Agora
o jogo está nas suas mãos.
Não
haverá ninguém acima de você para motivá-lo.
Agora
é a sua vez de incendiar o time.
A
energia terá de começar dentro de você.
Não
adianta ficar esperando que alguém apareça para fornecer o gás extra de que
você precisa.
Ou
cria o pique para fazer o que precisa ser feito, ou as coisas não vão
acontecer...
Pior
ainda: agora não adianta reclamar de ninguém.
Agora
você tem a chance de mostrar tudo o que dizia que faria quando fosse promovido.
Agora
não tem papai nem mamãe.
Agora,
mais do que nunca, você precisa da primeira qualidade de um empreendedor: a
automotivação.
Quem
tem motivação própria não espera o despertador tocar para acordar.
Com
automotivação, você não vai sentir falta de chefe.
O
seu líder é a sua paixão por ver as coisas serem feitas. o seu chefe é o
incômodo interior que você mesmo sente ao ver que as coisas estão por ser
feitas.
A
ordem mais forte que você recebe chama-se agora iniciativa pessoal, é ela que
faz com que assuma o controle da situação nos momentos mais difíceis.
Por
Roberto Shinyashiki
Planejando
um novo negócio
(ou
a renovação de um já existente)
Abrir
uma empresa é uma tarefa que exige planejamento e informação, principalmente
nessa época de mudanças. Esta apostila vai ajudar você a se preparar para abrir
e administrar seu negócio, em sintonia com as tendências do fim do século.
1 -
Preparando-se para o desafio
Cresce
a importância estratégica das pequenas empresas. Veja se você está pronto para
ter sucesso no mundo dos negócios.
2 -
Identificando as oportunidades
As
tendências mundiais de negócios é de suma importância para as pequenas e médias
empresas. Conheça as atividades com maior potencial de crescimento.
3 -
Desenvolvendo seu produto/serviço
Quais
os riscos do novo negócio, e as estratégias para lidar com eles? Como desenvolver
um produto/serviço que atenda seus futuros clientes?
4 -
Definindo sua empresa com excelência
Como
gerenciar com qualidade, determinando os processos de produção e aproveitando o
que os concorrentes têm de melhor.
5 -
Abrindo a empresa
Microempresa
ou sociedade civil limitada? Qual o local ideal para iniciar o novo negócio?
Conheça a burocracia que envolve o empreendimento.
As
principais características de um empreendedor de sucesso
Histórias
de quem abriu a própria empresa e conseguiu um lugar ao sol
Os
segredos do empreendedorismo podem ser descobertos por qualquer pessoa e de
qualquer idade. Não é incomum sonhar em seguir as próprias ordens e cuidar do
próprio nariz. Fundar um negócio e ser patrão de si mesmo, contudo, pode ser
mais complicado do que se imagina. Não basta apenas ter uma boa idéia, é
preciso entender o mercado e manter-se atualizado, para que o negócio encontre
possibilidades de crescimento.
Para
Sérgio Diniz, consultor do SEBRAE-SP, o empreendedorismo é um conjunto de
comportamentos e hábitos. “Antigamente, imaginávamos que o empreendedor nascia
empreendedor, mas hoje sabemos que as características de um empresário de
sucesso podem ser adquiridas com capacitação adequada.”
Quem
deseja abrir o próprio negócio deve se informar, antes de mais nada. É preciso
conhecer o mínimo a respeito da atividade que se pretende desenvolver e do
mercado no qual quer se envolver, familiarizar-se com aquilo que se deseja
vender, é essencial.
“O
empreendedor precisa aprender sempre, conhecer seu ramo de atividade,
dominá-lo”, ressalta Diniz.
Parte
desta capacitação, esclarece o consultor, vem da organização dos recursos do
negócio. Todos eles: humanos, financeiros e materiais. Um exemplo: O
empreendedor não pode confundir o dinheiro da empresa com o seu dinheiro
pessoal. Segundo Diniz, esse é um erro comum. É preciso atentar, também, para a
escolha do sócio, discutir as expectativas e o papel de cada um no
empreendimento. “Ás vezes é mais complicado que muito casamento”, brinca o
consultor.
Sérgio
Diniz apontou as principais características que um empreendedor deve ter, se
preza pelo sucesso de seu negócio. São elas:
1.
Iniciativa: A busca constante por oportunidades de negócios. Estar sempre
atento ao que acontece no mercado em que vai atuar;
2.
Perseverança: As dificuldades vão acontecer, até porque o empresário de micro e
pequena empresa muitas vezes é solitário: “Não se pode desistir”, insiste
Diniz;
3.
Coragem para correr riscos: Arriscar-se faz parte do ato de empreender. Diniz
ressalta que correr riscos é diferente de correr perigo. O empreendedor corre
perigo quando está desinformado. Se tem as informações, pode tomar decisões
complexas com risco calculado;
4.
Capacidade de planejamento: Ter a visão de onde está, onde quer chegar e o que
é preciso fazer. Criar planos de ações e priorizá-las dentro do negócio,
monitorar, corrigir e rever. “isso pressupõe que se avalie as melhores
alternativas para alcançar seus objetivos estabelecidos durante o
planejamento”, afirma o consultor;
5.
Eficiência e qualidade: As pequenas empresas dispõem de menos recursos, então
precisam garantir que eles sejam bem aproveitados: É preciso conquistar o
cliente, o público alvo e direcionar os esforços;
6.
Rede de contatos: É importante participar de eventos e feiras relacionados ao
seu produto. Lembre-se também de que ambientes informais ajudam a formar bons
contatos. “A gente começa a desenvolver nossa rede de contatos com a família,
amigos, vizinhos e antigas experiências”, diz Diniz. “Deve-se trazer isto para
a sua realidade de negócio.”
7.
Liderança: “O empreendedor deve ser o líder na sua empresa”, afirma Diniz. Ele deve
ser um bom ouvinte e deve saber estimular permanentemente a equipe, motivá-la e
deixá-la comprometida. “Ele deve também ser um gestor de pessoas”, completa o
consultor.